Carta Em Honra aos festejos do Glorioso São José



Aos queridos sacerdotes, diáconos, seminaristas e a todo o povo de Deus presentes em nossa Arquidiocese e demais, saúde e paz. 

Pela 1ª vez estaremos realizando a FESTA DE SÃO JOSÉ, por ocasião da solenidade de São José, o guardião da Sagrada Família, esposo castíssimo de Nossa Senhora e pai adotivo do Menino Deus, no dia 18 de Março. 

Neste ano, um aspecto da vida de São José, pai adotivo de Jesus, é por nós recordado, para ser a motivação espiritual de nossa caminhada nesta vida terrena rumo ao destino definitivo. 

Teremos como tema algo que retrata o que São José nos quis passar, a ter fé e confiar nas promessas divinas, mesmo quando nada parece justo.

E o tema escolhido foi: "São José, Zeloso Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ajudai-nos a sermos missionários"

Jesus veio reunir os filhos de Deus dispersos (cf. Jo 11, 43) e encamilhá-los para novo céu e nova terra (cf. Ap 21, 1). O projeto divino é de comunhão das pessoas humanas com Deus, entre si, para isto reúne um povo que dê seus frutos (cf. Mt 21, 43). 

Em seu ministério de salvação, Jesus reuniu a humanidade a um novo caminho, a uma nova vida em que todas as realidades são transformadas para o seu definitivo. Diante de quem chamava sua atenção para os laços familiares terrenos, Jesus responder a abertura universal: "Quem é minha Mãe? Quem são meus Irmãos? ...Quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." (Mat 12, 50). Esta motivação nos faz caminhar com Maria, Mãe de Jesus e nossa, e pedir a intercessão de São José para sermos missionários no Serviço da Igreja, em nova família em filiação maternal e fraternidade universal.

O mundo inteiro está tomado pelo mal que de muitas formas se renova em seus efeitos e que leva ao sofrimento e à morte milhares de pessoas em toda a face da Terra. 

Para todos os que crêem, no entanto, vivemos uma hora da graça. Nesta hora também se torna mais luminoso o Amor de Deus, aquele Amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rom 5, 5). Somos animados de viva esperança: não nos faltará a presença do Deus Amor a nos envolver e fortalecer em Sua Caridade - o Espírito que nos une a Ele e entre nós, humanidade redimida. Se tínhamos esquecido, nos lembramos que somos uma só Família Missionária: "São José Zeloso Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ajudai-nos a sermos Missionários"


Dado e Passado na Secretaria do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Junto a Virgem Santissima, Aos sete dias do mês de Março do Ano de Dois mil e Vinte e três.


Pe. Miguel Wandermurem, C.Ss.R,

Chanceler do Arcebispado e  Delegado Reitor do Santuário 




Congregação do Santíssimo Redentor 

Responsável pela reitoria Geral do Santuário


Postagem Anterior Próxima Postagem