Rito de Bênção do Portal da Cidade de Aparecida - Ano Jubilar Arquidiocesano | Arquidiocese Metropolitana de Aparecida

 


RITO DE BÊNÇÃO
DO POSTAL DA CIDADE DE APARECIDA

INTRODUÇÃO

1. Com o fim de santificar, com celebração especial de bênção, até mesmo aquelas situações da vida que não estão explicitamente contidas nos ritos precedentes (por exemplo, a reunião dos membros de uma família, ou grupo, para comemorar determinado evento, a coleta de objetos úteis para distribuir aos pobres, etc.) propõe-se este rito de celebração que, oferecendo certo número de texto para escolha, torna mais fácil sua adaptação às diversas circunstâncias. 

2. Mas o presente rito não pretende derrogar nenhum princípio. Pois não é conveniente realizar bênçãos a qualquer pretexto (por exemplo, a propósito de inauguração de qualquer monumento, armamentos ou material bélico recém-fabricado, ou em inúmeras outras circunstâncias). Cada celebração deverá sempre passar por justos critérios pastorais, principalmente, se se prevenir o perigo de estranheza entre os fiéis e outras pessoas.

3. O rito aqui oferecido pode ser usado por sacerdote, por diácono e por leigo, com fórmulas e ritos previstos para este. Faça-se a adaptação de cada parte de acordo com as circunstâncias e as pessoas, conservando-se sempre a estrutura e os elementos principais do rito.

RITOS INICIAIS

4. Reunida a comunidade, o ministro diz:
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos fazem o sinal da cruz e respondem:
Ass: Amém. 

5. O ministro, se for sacerdote ou diácono, saúda os presentes com estas palavras ou outras palavras apropriadas, de preferência extraídas das Sagradas Escrituras:
Pres:  Deus, fonte de todos os bens, esteja com todos vós.
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

7. O ministro prepara os presentes para receberem a bênção, com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres:
 Tudo o que Deus criou e mantém na existência, todos os acontecimentos que ele governa com providência, as obras dos homens quando boas e conduzem ao bem, tudo leva o coração e a voz dos crentes a bendizerem a Deus, origem e fonte de todos os bens. Com esta celebração estamos proclamando nossa fé em que todas as coisas convergem ao bem dos que temem e amam a Deus. Não duvidamos que é necessário sempre e em tudo buscar o auxílio divino, para podermos, em união com a vontade do nosso Pai, fazer tudo para a maior glória de Deus, em Cristo. 

LITURGIA DA PALAVRA DE DEUS

8. O leitor, um dos presentes ou o próprio ministro, lê um texto das Sagradas Escrituras.

Cl 1,9b-14
''Dando fruto de toda obra boa''.

Leitor: Irmãos, vamos ouvir as palavras de são Paulo aos Colossenses.
Não cessamos de rezar por vós e pedir a Deus que vos conceda pleno conhecimento de sua vontade, perfeita sabedoria e inteligência espiritual, a fim de vos comportardes de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, dando fruto de toda obra boa e crescendo no conhecimento de Deus, animados de grande energia pelo poder de sua glória para toda a paciência e longanimidade. Com alegria, agradecemos a Deus Pai, que vos tornou capazes de participar da herança dos santos no reino da Luz. Que nos livrou do poder das trevas e transportou ao reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção: a remissão dos pecados.

Ao final acrescenta:
Leitor: Palavra do Senhor.
Todos aclamam:
Ass: Graças a Deus.

9. Se for oportuno, antes da oração da bênção, pode-se fazer a prece comum. Dente as invocações propostas, o ministro poderá escolher as que julgar mais apropriadas ou acrescentar outras, condizentes com as circunstâncias particulares.

Pres: Deus ama e conserva todas as coisas que criou, e a todas abençoa. Peçamos humildemente que nos dê agora a sua bênção, nos sustente e nos faça reviver com a sua consolação, e lhe digamos:
Ass: Esteja a vossa bênção sobre nós, Senhor.

1. Ó Deus eterno, que concedeis o sentido superior da vida a quem de coração se une à vossa vontade; dignai-vos encher-nos do espírito da vossa santidade.

2. Desejais que os vossos dons, multiplicados, sejam oferecidos a vós e aos irmãos; recebei a oferenda do nosso serviço e do nosso amor.

3. Olhai sempre para nós, com olhos de bondade; ouvi, Senhor, a voz dos que em vós esperam!

4. Enviastes ao mundo o vosso Filho, para trazer-nos a vossa bênção, extirpando a maldição do pecado, dignai-vos cumular-nos de toda bênção celeste, por seu intermédio.

5. Infundistes em nossos corações o Espírito do vosso Filho para podermos clamar a vós: Abba, Pai! Atendei os filhos reconhecidos, que exaltam a bondade do Pai.

6. Com a morte e a ressurreição do vosso Filho escolhestes a nós como povo e herança vossa; lembrai-vos de nós em nossas necessidades e abençoa a vossa herança.
O celebrante profere a oração da bênção, como mais adiante.

10. Quando não são rezadas as preces, antes da oração da bênção, o celebrante diz:
Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio por algum tempo. Em seguida, o ministro faz a oração da bênção.

ORAÇÃO DA BÊNÇÃO

11. O ministro, se for sacerdote ou diácono, de mãos estendidas, ou, se leigo, de mãos juntas, diz:
Pres: Ó Deus todo-poderoso, que, ao abençoar este Portal da Cidade, o adornastes com
 as dádivas desta comunidade, decidistes elevá-lo aos propósitos duradouros. Concedei,
 Senhor, vossa bênção aos que por ele transitam e aos que o mantêm, permitindo que,
 ao usufruirmos deste espaço, encontremos satisfação no necessário e nos tornemos herdeiros
 da promessa de prosperidade que reservais para este lugar. Por Cristo, nosso Senhor. 
Ass: Amém. 
CONCLUSÃO DO RITO

12. O ministro, se for sacerdote ou diácono, conclui o rito dizendo:
Pres: Deus, bendito em todas as coisas, em tudo vos abençoe por Cristo, para que tudo concorra para o vosso bem. 
Ass: Amém. 

Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém. 

14. É louvável que o rito termine com um canto apropriado. 

Postagem Anterior Próxima Postagem