
"A ESPERANÇA QUE RENOVA
A R C H I D I O E C E S I S A P P A R I T I O P O L I T A N A
DECRETO DE NOMEAÇÃO PARA A COORDENAÇÃO DOS LEIGOS
_____________________________
Na certeza de que os fiéis leigos e leigas são parte viva e insubstituível da missão da Igreja, venho, como Bispo desta Igreja particular, comunicar as novas nomeações para a Coordenação Arquidiocesana dos Leigos, serviço essencial de animação e articulação das vocações laicais em nossa Arquidiocese.
A missão da Coordenação dos Leigos é favorecer a participação ativa, corresponsável e missionária dos batizados nas comunidades, promovendo a unidade entre os diversos movimentos, serviços e pastorais, e garantindo que a presença cristã se faça luz e fermento no mundo.
Por isso, havemos por bem NOMEAR, os seguintes Senhores para a Coordenação dos Leigos:
Para o ofício de Coordenador da Pastoral dos Leigos, NOMEAMOS o Rev.mo Leigo Pietro Costa.
Para o ofício de Vice-Coordenador da Pastoral dos Leigos, NOMEAMOS o Rev.mo Padre Diácono André Gomes.
Aos mesmos compete:
- Organizar e convocar sua equipe de formação conforme as necessidades locais, contando com presbíteros, diáconos permanentes, religiosos e leigos idôneos.
- Zelar pela fidelidade doutrinal, espiritual e pastoral dos conteúdos formativos.
- Garantir a clareza e coerência pedagógica das atividades.
- Planejar e promover eventos, centros formativos, encontros litúrgicos e celebrações.
- Manter comunicação constante com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, mediante relatórios periódicos.
- Acolher e acompanhar leigos em seu processo formativo.
Peço a todas as comunidades que acolham e apoiem com fé e generosidade esta Coordenação, para que, unidos, possamos responder ao chamado da Igreja para um laicato cada vez mais comprometido e maduro na fé.
Recordemos as palavras do Papa Francisco: “Os leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja” (Discurso ao Conselho Pontifício para os Leigos, 2016).
Que esta nova etapa seja fecunda em frutos de evangelização, comunhão e testemunho cristão. Confiemos a missão da Coordenação dos Leigos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida e à força do Espírito Santo, para que tudo seja feito para a glória de Deus e o serviço ao Reino.


.png)